Vamos até a Enxabarda


Mais uma vez vou  mostrar algumas das muitas coisas boas que esta aldeia sempre teve  e continua a perservar no tempo
Começo pela lenda que se ouve por estas bandas sobre as primeiras invasões Francesas

Como em todas as guerras as lendas seguem as colunas dos soldados. Nesta  aldeia do concelho do Fundão há quem garanta que os franceses não a pilharam graças à intervenção de Santo António.

Na primeira invasão francesa, a aldeia de Enxabarda, no concelho do Fundão, encontrava-se na rota das tropas francesas que iam deixando um rastro de pilhagem pelos locais onde passavam.
Não havia homens na aldeia, porque andavam envolvidos na guerrilha, deixando as mulheres e as crianças desprotegidos.
Reunidas na igreja pediram proteção a Santo António e, de forma inexplicável, as águas das duas ribeiras que cercam a aldeia começaram a subir, impedindo a passagem dos franceses.
Santo António é ainda hoje o protetor da aldeia.

Depois  dá sempre um enorme prazer ver e ouvir o Rancho Folclórico da Enxabarda

http://carvoeiros.wixsite.com/os-carvoeiros



Durante muitos anos, algumas das nossas danças estiveram esquecidas e quase perdidas, mas com a boa vontade de muitas pessoas, ainda foi possível recupera-las.
Estas danças ou modas, como naquela altura eram designadas, eram dançadas num espaço junto a ribeira, onde havia uma grande área relvada
.Normalmente era aqui durante  a semana que as mulheres  estendiam a roupa a corar. Aos domingos era também ali que se dançava e as crianças brincavam e onde muitos namoricos se iniciavam.
E porque ‘’Os Carvoeiros’’ para este grupo?



Exatamente para homenagear os vários homens que a década de 60 se dedicavam a fazer carvão na Serra da Moeda, parte integrante da  Gardunha ali mesmo  ao lado do Açor naquela altura era uma das poucas maneiras de garantir algum sustento para a sobrevivência das famílias, que em geral eram muito numerosas.


E não podiamos terminar esta visita  sem vos mostrar também este video do Antonio Santos  que descobri no youtube sobre as festas de Nossa senhora das Neves e  da Boa Viagem



Comentários

Mensagens populares