Festas e Romarias da nossa terra

Castelo Branco a capital da Beira Baixa vai ter o seu feriado municipal no próximo dia 21 terça feira.

As autoridades autárquicas tiveram a feliz ideia de associar o feriado á grandiosa Romaria de Nossa Senhora de Mércoles cuja capela e terreiro se localiza a pouco mais ou menos 5 kms do centro da cidade.

Estas festas  conjugam os ritmos das romarias portuguesas com os das novas formas de lazer e diversão. pois  aqui aparece todo o tipo de barracas de venda dos produtos mais variados Mas o essencial da Festa centra-se na Senhora, Mãe de Deus, invocada aqui como Nossa Senhora de Mércoles e albergada na antiquíssima Ermida com o mesmo nome.
Resultado de imagem para nossa senhora de mercoles
As festas prolongam se durante todo este fim de semana tendo o seu culminar na terça feira dia de feriado municipal que muitos albicastrenses  e outros romeiros aproveitam para ir até á festa degustar o saboroso feijão frade cultivado nos campos circundantes com sardinha assada na brasa.
É já tradição ancestral as familias virem aqui reunir se numa das várias tasquinhas existentes no recinto para almoçar ou jantar a célebre sardinha assada com feijão frade.

Uma visão colossal captada do ar sobre o terreiro de Nossa Senhora de Mércoles onde podemos comprovar realmente a afluencia de milhares de romeiros e peregrinos a esta grandiosa festa
Uma tradição popular que se perpétua, igual a muitas outras que ocorrem pelo país, de um povo que mantém de mãos dadas o fervor da sua fé e a esperança de melhores dias, que teimam em não vir.

Comentários

Mensagens populares