Lendas e Ditos do nosso Sítio


Estão se a aproximar os dias em que o povo irá evocar o nome de Santa Bárbara pois temos o Inverno á porta
Normalmente quando começamos a ouvir trovoada e a ver aqueles enormes clarões dos relâmpagos seguidos de grandes estrondos toda a gente se lembra de Santa Bárbara, e por trás disto existem lendas que o povo conta Santa Bárbara possui imensas capelas em Portugal e não só
Normalmente cada uma delas tem a sua história ou a sua lenda mas normalmente não destoam muito daquela que vou contar

Santa Barbara era uma jovem muito bela. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. Ele encerrou a filha numa torre para a resguardar dos pretendentes que a queriam em casamento. Mas um dia Dióscoro viajou e a filha foi-se batizar, atraindo a ira do pai. Ela fugiu e os rochedos abriram-se para que ela passasse.
Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal, sendo condenada a ser exibida nua por todo o país, queimada com grandes tochas e os seios cortados. Deus compadeceu-se da sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um manto.
 Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada.
Logo após a sua morte, um raio fulminou o seu assassino. Por causa disso, santa Bárbara passou a ser invocada contra tempestades, temporais e tormentas e como protetora contra os raios. É também a padroeira dos mineiros.

algumas capelas e locais onde ficam situadas

Capela de Santa Bárbara / Miradouro de Santa Bárbara

Ervedosa do Douro Vila Nova de Foz Côa, VISEU



Arquitectura religiosa popular, do séc. 20. Capela de construção recente, construída no topo do monte miradouro, de panta longitudinal e espaço único, com fachada principal parcialmente revestida a granito com as juntas pintadas de preto, rasgada por amplo portal em arco abatido e duas frestas laterais.

Vale Figueira  São João da Pesqueira
VISEU

O miradouro e capela de Santa Bárbara localizam-se na freguesia de Vale de Figueira, na sub-região do Cima Corgo, no topo de um monte localizado a norte da freguesia, a cerca de 300 metros de altitude, dominando uma vasta paisagem ribeirinha, encostas e montes, de rara beleza. Como escreveu Francisco Moita Flores é “uma paisagem grandiosamente bela! As montanhas entrelaçam-se, magníficas, para de repente, se escancararem em vales matizados com toda a paleta de verdes e castanhos que Deus Inventou. E pelas encostas, as quintas vão pintalgando de branco o silêncio majestoso por onde o rio serpenteia.”


Capela e miradouro de Santa bárbara
Torre de Moncorvo
Bragança


O miradouro e capela de Santa Bárbara, localizados no topo da Serra da Lousa, a 805 metros de altitude, permitem visualizar uma extensíssima paisagem pedregosa e granítica, marcada por vegetação densa e espontânea, intercalada por vastas parcelas moldadas pelo braço do homem. Aqui venera-se Santa Bárbara, a protetora contra as trovoadas e raios, sendo a veneração mais repetida ao longo desta rota.

Capela de Santa Bárbara / Miradouro de Santa Bárbara

 Vila Nova de Foz Côa, Guarda portugal



Arquitetura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples com cobertura de duas águas, fachadas rústicas irregulares, rebocadas e pintadas de branco, com fachada principal em empena alteada e recortada em degraus, rasgada por porta de verga reta. Interior rebocado e pintado de branco, com pavimento cerâmico e teto em laje de betão em masseira. Retábulo-mor de madeira pintado de branco, azul e dourado, sobre supedâneo de um degrau.



Comentários

Mensagens populares