Sortelha (aldeia histórica)

Situada no concelho de Sabugal Distrito da Guarda

Foi vila e sede de concelho entre 1288 e 1855.
 Era constituída pelas freguesias de Águas Belas, Urgueira, Bendada, Casteleiro, Malcata, Moita, Pena Lobo, Santo Estêvão, Sortelha e Valverdinho.
 Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Lomba e Pousafoles do Bispo.
É hoje uma das aldeias históricas de Portugal.
Por ser uma aldeia histórica  as suas populações continuam a dedicar te á criação de gado e á agricultura
Coroada por um castelo assente num formidável conjunto rochoso a 760 m de altitude, Sortelha mantém intacta a sua feição medieval na arquitectura das suas casas rurais em granito.

Fazia parte da importante linha defensiva de castelos fronteiriços, edificados ou reconstruídos na sua maior parte sobre castros das antigas civilizações ibéricas e o seu nome deriva da configuração do terreno em rochedos escarpados que envolvem a aldeia em forma de um anel (sortija, em castelhano), tendo as muralhas sido erguidas também em forma circular.
Em redor de Sortelha a paisagem tem a beleza rude das grandes pedras de granito e das matas de castanheiros que as acompanham. Na localidade de Casteleiro, na estrada para Belmonte, situava-se a estância medicinal das Águas Radium,

que foram consideradas entre as mais radioactivas do mundo. Poderá ainda fazer um saudável percurso a pé seguindo a antiga via romano-medieval, por onde passavam os peregrinos para Santiago de Compostela.

No outono, as folhas das árvores abandonam o verde e brindam-nos
com uma bela paleta de amarelos e castanhos, a que se juntam tons laranja, vermelho.
São espetaculares os tons dourados do Outono!

Esta riquissima aldeia carregada de história está hoje a  ser assolada pelas empresas  na montagem de enormes ventoinhas para a produção de energia éolica
Evidentemente que embora seja de grande utilidade e a região possuir montes onde  essas máquinas podem produzir bem, não deixa de ser um mal maior para o desenvolvimento histórico da aldeia  e arredores
Até há bem pouco tempo falava se em importantíssimas descobertas que nos levam a crer que Sortelha, a par de Belmonte, teve uma importante comunidade judaica, que se perdeu na voragem dos tempos e que deixou marcas que agora estão a surgir à luz de novas interpretações.
Sortelha pode ser uma importantíssima porta de entrada para quem demanda esta região em busca da autenticidade histórica.


(Imagens e  texto de pesquisa na net)

Comentários

Luantes disse…
NINGUÉM TEM A GENTILEZA DE COMENTAR ESTAS PUBLICAÇÕES
SERÁ PORQUE NÃO GOSTAM?
SERÁ POR PREGUIÇA DE ESCREVER?
OU PORQUE SERÁ?
É BEM VERDADE QUE EU GOSTARIA DE VER COMENTÁRIOS SOBRE ESTAS PUBLICAÇÕES
ENTÃO APROVEITO E COMENTO EU
OBRIGADO A TODOS POR TEREM POR AQUI PASSADO

Mensagens populares