No Ladoeiro fala se de melancia

A Beira Baixa produz dois frutos de grande qualidade, certificados Internacionalmente


A melancia está para o Ladoeiro tal como a cereja está para Alcongosta
Estas duas localidades da Beira Baixa, uma no concelho de Idanha a Nova e a outra no concelho de Fundão, realizam festas da fruta.
No Ladoeiro é a festa da melancia  e em Alcongosta  a festa da cereja..
Hoje vou escrever algo sobre a melancia porque estamos agora na sua época de produção em Portugal.

É uma erva rastejante e trepadeira originária de Àfrica, produz  anualmente, com folhas triangulares   e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, a melancia de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água. A casca é verde e lustrosa, apresentando estrias escuras.
Pode ser considerada a rainha das frutas de Verão. Leve, antioxidante e diurética, a melancia fornece água e minerais essenciais para o correcto funcionamento do nosso organismo.

O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.
Atenção que o seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.

É portanto um fruto que devemos consumir em quantidade, produz efeitos benéficos na disfunção erétil,   as suas sementes  são oleosas e nutritivas e ajudam a preservar a saúde da próstata. Por este motivo, beber batidos de melancia com as sementes trituradas é uma excelente opção para os homens.

Eis a composição nutricional de 100g de melancia, de acordo com a Tabela da Composição de Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge:

Calorias: 24
Hidratos de carbono: 5,5 g
Fósforo: 5 mg
Cálcio: 10 mg
Potássio: 100 mg
Vitamina A: 50 ug
Magnésio: 12 mg

É bom lembrar para quem puder estar presente, vai realizar se no Ladoeiro no próximo fim de semana, 20 e 21 de Julho o Festival da Melancia do Ladoeiro  
O fruto será naturalmente  o centro das atenções pelo meio de um vasto programa que se reveste de animação cultural, demonstrações e venda direta do fruto havendo ainda o já tradicional concurso de melancia.
Aconselho todos os meus amigos visitantes e leitores a procurarem saber das variadíssimas   qualidades da melancia para bem da nossa  saude e  vão ver que vale a pena comer     

Comentários

Mensagens populares