Festas de Verão nas aldeias do pinhal

Estamos em Oleiros, seguimos para sul pela EN 351 e chegamos á ISNA



Um pouquinho mais abaixo encontramos a pequena povoação de Ribeira da Isna onde se irão realizar as festas de verão em honra de nossa Senhora da Confiança e São José.
Isna é um aglomerado populacional antigo, situado em terras férteis e com abundância aquífera, tendo-se desenvolvido a partir da Ribeira da Isna pela encosta de declives suaves.


Terra de forte tradição cinegética, por estas paragens andou el rei D. Carlos em caçadas, atraído pela abundância de veados e javalis. Na povoação existe uma rua com o seu nome, atestando este facto e um fontanário por ele mandado construir, a “Fonte das Mulheres”, há muito reclamado pela população feminina.




A ribeira da Isna, situada na bacia hidrográfica do Tejo, é um afluente do rio Zêzere que nasce na Serra do Cabeço da Rainha e percorre 45.5 Kms. até desaguar no Zêzere, na albufeira da Barragem de Castelo do Bode, perto da aldeia de Fernandaires no concelho de Vila de Rei.
Tem como afluentes a Ribeira Vilar, a Ribeira Tamolha, a Ribeira Bostelim e a Ribeira Salgueiro.
Podemos disfrutar de ótimas praias fluviais nesta ribeira, são elas
Praia Fluvial de Aldeia Ruiva (concelho de Proença-a-Nova)
Praia Fluvial do Malhadal (concelho de Proença-a-Nova)
Praia Fluvial de Fernandaires (concelho de Vila de Rei)
Praia Fluvial do Pego das Cancelas (concelho de Vila de Rei)
Também no seu curso se situa a barragem de Corgas.

Esta pequena postagem, para além de dar a conhecer um pouco mais da nossa região  Beira Baixa Zona do Pinhal, tinha ainda o objetivo de divulgar o programa das festas da Ribeira da Isna para o final do Mês
e para isso nada melhor que o cartaz que se segue



Comentários

Mensagens populares