Viagem por terras da Beira


Vamos lá então iniciar masi uma viajem por terras de Portugal. Para entrar em terras da Beira nada melhor que começar pelas Portas de Ródão. 
Vila Velha de Ródão uma Vila muito antiga riquissima em achados arqueológicos ainda da pré historia
Para melhor pesquisa de todos os documentos relativos ao historial desta Vila o melhor é visitarem esta pagina
E para vos dar uma pequena amostra do que poderão encontrar aqui vos deixo duas imagens bem elucidativas da linda paisagem que irão encontrar á beira Tejo



Saímos de Vila Velha e 28 Kms percorridos estavamos em Castelo Branco, cidade que muito me toca por ter passado aqui grande parte da minha mocidade.


fachada principal da Camara Municipal
A região de Castelo Branco foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques, que em 1165 a doou à Ordem do Templo, para que os cavaleiros cristãos a defendessem dos infiéis. Em 1198, D. Sancho I confirmou a doacção.
Em 1214, a 1 de Novembro, D. Afonso II, Rei de Portugal, faz doação à Ordem do Templo da parte das terras que tinha na herdade designada por Vila Franca da Cardosa. Numa pequena elevação próxima encontrava-se outra povoação, Moncarche ou Castelo Branco de Moncarche, cujos habitantes a foram abandonando, para se refugiarem nas muralhas protectoras do castelo, erguido pelos Templários no alto da colina.
Castelo Branco recebeu carta de foral pelo Mestre da Ordem do Templo, D. Pedro Alvito em data desconhecida, mas seguramente no séc. XIII. O original do foral encontra-se perdido e as duas cópias estão datadas de 1213 e 1214. 


Esta imagem mostra nos a torre do relógio de Castelo Branco que se ouve quase em toda a cidade




Aqui podemos ver uma antiga zona degradada , agora muito bem recuperada com estacionamento subterraneo

Junto ao edificio da Telecom mesmo á entrada da parte antiga da cidade



A majestosa Sé Catedral de Castelo Branco recentemente recuperada 




O antigo largo da Deveza agora completamente recuperado através do programa Pólis
Um local mesmo no centro de Castelo Branco com grandes espaços de Lazer esplanadas e jardins. Um local de passagem obrigatória







Comentários

Mensagens populares