Se bem me lembro era assim em Bogas

Lembro me da minha mãe fazer há muitos anos umas migas esturricadas, se calhar não seriam tão bem confeccionadas como aquelas que vos mostro nesta postagem,mas toda a comida que ela fazia era uma delicia
Miga esturricada Composição 750 gr de pão de trigo caseiro 1 molho(s) de salsa 3 dente(s) de alho 1 colher (sopa) de colorau 100 gr de presunto 150 gr de chouriço de carne 2 dl de azeite 4 ovos sal xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Leva-se ao lume um recipiente com água, um ramo de salsa, o alho, o colorau e o sal. Deixa-se ferver. Corta-se o presunto e o pão às fatias finas e o chouriço às rodelas. Colocam-se num prato fundo camadas de fatias de pão alternadas com fatias de presunto e rodelas de chouriço. Rega-se tudo com a água temperada a ferver. Deixa-se demolhar. Meia hora antes de servir, passa-se a massa por azeite, ajeitando-a com uma colher de pau, deixa-se alourar bem. Vira-se com a ajuda de um prato e deixa-se alourar do outro lado. Serve-se pondo por cima os ovos estrelados em azeite e enfeita-se com salsa. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Depois deliciava me também com uma sopa de favas que era um espectáculo
Sopa de Favas Ingredientes: * 2 litros de água * 30 gr de arroz * 1 cebola média * 1 cenoura * 1 couve-flor pequena * 0,5 Kg de favas descascadas * 1 colher de sopa de manteiga * 1 gema * 75 gr de presunto gordo * Sal q.b. Não levava todos estes ingredienmtes a vida não opremitia mas era boa na mesma com as favinhas criadas lá na horta e nesse tempo especialmente na nossa terra toda a hortaliça era biológica. Os adubos começaram a ser utilizados muito maios tarde e sempre em pequenas quantidades Hoje vi na cronologia da Alda Neves Dias Gonçalves uma foto que me chamou a atenção e que de repente lhe roubei e vos mostro aqui.
A estas deliciosas bolachas a gente no meu tempo chamava mos talaças que a minha mãe muitas vezes fazia com uma forma feita em ferro pelomeu padrinho e tio Zé Ferreiro Os ingredientes não sei mas a Alda que de vez enquando vem ver o que se passa por aqui, pode deixar a receita e dizer nos a forma como confeccionou estas

Comentários

Mensagens populares