pelas nossas aldeias

O interior centro de Portugal é muito menos conhecido pelos turistas estrangeiros, ou mesmo os Portugueses.
Os circuitos sugeridos nas páginas de visitportugal.com dão nos sugestões interessantes para podermos conhecer muito melhor esta região



Esta região do Centro de Portugal (que é a nossa) tem um rico património cultural, gastronómico e natural, algumas vezes já mencionados em postagens anteriores deste blogue.
Estamos inseridos na zona da Rota das terras de Xisto que para além de nos proporcionarem um regresso ao passado pelas suas casas e ruas xistosas, mostram nos ainda muitas tradições que teimam em ficar no esquecimento.


O rio Zêzere o segundo maior rio português atravessa toda a nossa região desde os pontos mais altos da serra da Estrela até á sua junção com o Tejo em Constância.


Podem se passar optimas férias nas suas margens, usufruindo das boas praias fluviais, campos de ténis nas aldeias, a nossa aldeia Bogas de Baixo é uma delas,

há percursos pedestres e de bicicleta sinalizados, passeios de barco, e até mesmo passeios de 4x4.
num período de férias na nossa região é visita obrigatória ao nosso Parque de Merendas do Penedo Mosqueiro, passando pela nossa aldeia em direcção a Janeiro de Cima, terra de tecedeiras, casario de xisto, boa comida, a sua roda e praia fluvial.


daqui, o destino a seguir é a Malhada Velha e Bogas de Cima para visitar a Casa do Mel e do cogumelo, para além da paisagem que podemos ver que é magnifica arvorizada por eucaliptos, carvalhos, pinheiros e castanheiros



A microagricultura que podemos ver nas margens da ribeira de bogas é o sustento das nossas gentes, para além das hortas há tambem o azeite e o vinho.
Deixamos as Bogas e partimos em direcção á Barroca. Principais atrativos a Casa Grande, a loja das terras de xisto e as gravuras rupestres no Zêzere.


E depois porque não ir até ao Rio apreciar o método de lavagem do minério extraido nas minas da Panasqueira, e instalar se comodamente na Pousada da Juventude da Mina

Comentários

Mensagens populares