O Outono


Com a chegada do Outono chegaram tambem as manhãs chuvosas, uma grande quantidade de nuvens no firmamento e os dias mais cinzentos.
No entanto o Outono para além do mal que nos pode fazer é tambem uma estação do ano que nos dá a alegria de podermos ver paisagens lindas e unicas

Esta é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura ,especialmente no continente europeu e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.


O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.(Wikipédia)


É tambem a época dos cogumelos. Pelas nossas aldeias da Beira Baixa e mais própriamente nas vertentes a sudoeste da Gardunha Bogas de Baixo e terras vizinhas, cumpre-se o ritual de ir “apanhar cogumelos”. Há muitas espécies, umas são comestíveis outras consideradas venenosas. Desde os níscarros, tortulhos, sanchas, rocas, a diversidade varia dependendo dos ecossistemas.



Deixo vos imagens de algumas espécies colhidas na minha aldeia ( Bogas de Baixo ) expostas no Centro social da aldeia

Depois é tambem no Outono que a maior parte dos frutos são colhidos e armazenados em lugares frescos para serem consumidos durante o Inverno.
Caso dos frutos secos como a Noz a amendoa o figo, a alfarroba etc etc
Colhem se as uvas, fabrica se o vinho e a aguardente que vão ajudar a aquecer muitas mentes durante os dias e as noites frias de Inverno

Mas é tempo de provar vinho novo, de assar castanhas e começar a pensar no Natal que vem já aí




Então começamos a ver as prateleiras dos super e hipermercados a abarrotar de guloseimas e brinquedos para os mais novos
Eu pessoalmente adoro as paisagens que o Outono me oferece.


Enfim o Outono que para muitos pode parecer uma estação do ano triste, no meu caso acho esta estação uma das mais lindas e férteis do ano

Comentários

Anónimo disse…
Caro LUIS amanhã lá vou eu até áo meu Goulinho provar a pinga e comer a bela castanha.
Mais uma vez um abraço amigo.
VOZ DO GOULINHO
ALA POEMAS
António Assunção

Mensagens populares