Ecos da Gardunha


A Serra da Gardunha é uma serra portuguesa, com 20 Km de comprimento, 10 Km de largura e 1227 metros de altitude. Situa-se no centro de Portugal, na Beira Baixa. Concelho de Fundão, Distrito de Castelo Branco.

Nas abas da serra e mesmo nas suas encostas é onde se produz a melhor cereja de Portugal, com destaque para as freguesias de Alcongosta e Souto da Casa.
Outras freguesias com elevada produção de cereja: Aldeia de Joanes, Aldeia Nova do Cabo, Alcaide, Alpedrinha, Castelo Novo, Fundão.


Há várias décadas atrás havia menos cereja e mais castanha, mas, nos anos de 1930, uma doença( atacou a maioria dos castanheiros e os incêndios agravaram essa destruição. Neste momento os castanheiros existentes na serra contamm se pelos dedos, já que o repovoamento desta espécie tem estado bastante esquecida
Quem subir ao alto da Gardunha pode deliciar se avistando uma paisagem lindissima através dos varios miradouros naturais ali existentes

Através deles é possivel observar para o lado norte, a Cova da Beira e a Serra da Estrela, Covilhã e Belmonte e para a parte sul, as planícies da zona de Castelo Branco, Penamacor e Idanha-a-Nova.

Há alguns anos atraz, a Serra da Gardunha foi alvo de autênticos crimes ambientais e histórico-culturais, nomeadamente, a construção do IP2, da auto-estrada A23 e de dois túneis (um de 1580 m e outro de 300 m), que a afectaram e violentaram gravemente, provocando inclusive a secagem de inúmeras nascentes de água. Mss do mal o menos, assim as populações do Distrito em particular e do País e estrangeiro em geral beneficiaram desta grande estrutura rodoviaria. Há males que veem por bem

Com Fauna e Flora muito diversificada esta montanha ao Centro de Portugal espera a sua visita

Comentários

Dina a Ciganinha disse…
lINDO SEU BLOG...IMAGENS MARAVILHOSAS...LITERALMENTE CUKTURAL!
OBRIGADA POR ME SEGUIR"

BJS!
Anónimo disse…
I discovered your blog web site on google and check just a few of your early posts. Continue to maintain up the superb operate. I just extra up your RSS feed to my MSN Information Reader. In search of forward to studying more from you later on!
Vimax

Mensagens populares