O nosso Cantinho


Confesso que para mim como Boguense que sou, nascido no meio dessas lindas paisagens, para mim as mais bonitas do nosso Portugal.
Toda a gente sabe que estamos no centro de Portugal e muita gente sabe tambem que estamos rodeados de grandes áreas protegidas como a Serra da Gardunha, a Serra de Estrela que muitos chamam o tecto de Portugal ou ainda pelo Tejo Internacional.
Com isto quero dizer e afirmar que nos encontramos numa vasta região turistica embora muito pouco explorada até agora.

O cenario é inspirador, daí a minha apetencia para não me cansar de escrever sobre estes lugares maravilhosos e provar isso com a exposição destas fotos

A paisagem é soberba ao longo dos 45 Kms que nos separam da cidade do Fundão sede de concelho, serpenteando algumas vezes ao lado do Rio Zezere ou desfrutando da paisagem que nos oferecem as serras da Gardunha e da Estrela
Mas a Gardunha não é só paisagem serra acima encontram se aldeias bem conservadas repletas de xisto e de culturas ancestrais
Estou a referir me a Janeiro de Cima, Barroca do Zezere de onde se avistam grandes quantidades de particulas arenosas retiradas da Mina da Pasnaqueira depois de lhe ter sido extraido o minério ali na Lavagem do Rio,Bogas de Cima, Descoberto, Malhada Velha, Boxinos, Açor e mais no sopé da serra a Enxabarda e o Castelejo, sobejamente conhecida por causa da sua grande Romaria em Louvor de Santa Luzia
Festividade religiosa embora com um bom quinhão de pagã que se realiza sempre no dis 15 de Setembro de cada ano
Para escrever tudo o que tinha para escrever sobre este tema faltar me ia tempo e espaço
Não quero no entanto deixar de mencionar Lavacolhos e o Souto da Casa , pontos de passagem obrigatória para quem pretenda fazer este itenerário

Portugal é lindo e muita gente desconhece essa realidade

Comentários

Mensagens populares