Romarias no Distrito de Castelo Branco



Hoje é dia de ir à Senhora de Mércoles

Por: José Furtado
20 de Abril de 2010 às 10:02h

A cidade de Castelo Branco vive esta terça-feira o seu feriado municipal, com a romaria em honra de Nossa Senhora de Mércoles.


Os festejos começaram no último sábado e têm hoje o seu ponto alto com a Eucaristia Campal marcada para as 11 horas, seguida da Procissão.

Depois do almoço há animação no recinto a partir das 15 horas, com o Grupo de Concertinas da Associação Recreativa e Cultural das Palmeiras, seguindo-se a Banda Filarmónica de Tinalhas e a Castraleuca, a Tuna Académica Masculina e Feminina do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O fogo-de-artifício encerra a romaria, a partir das 22 horas.

Este ano o feriado municipal de Castelo Branco não acontece debaixo de chuva.



O Instituto de Meteorologia prevê para a tarde de hoje céu com períodos de muito nublado, vento fraco e temperaturas entre os 14 e os 22 graus.
O Grupo Cancioneiro de Castelo Branco

Nossa Senhora da Saude

Tambem no passado Domingo se realizou a festa em louvor de Nossa Senhora da Saude, na nossa vizinha aldeia do Padrão,
que tão belas recordações vme traz, como por exemplo quando a Banda de Bogas vinha abrilhantar esta romaria onde tambem eu me integrava, no final do dia a comissão da festa oferecia nos uma duzia de foguetes e quando chegavamos a Bogas eram estoirados á Portela iniciando de seguida a nossa tradicional arruada a assinalar mais um regresso de uma romaria onde actuámos
muita gente de Bogas se recorda concerteza


Vamos todos em romaria, vamos todos em folia, em magote a cantar mesmo ao nascer do dia.

Abri-me a porta Senhora, que vós quero rezar o terço>

A caminho do Padrão, devotos a Santinha, bem guardada na capela, atravessam muitos deles vales e planícies para lá chegar. Garrafão e merenda ao ombro ou a cabeça lá vai toda a família, comer sentados por ali no campo, e dançar a tarde toda. Em romaria saiam de casa, e para casa voltam em romaria, Onde vais? Vou prá festa!!! Donde vens? Venho da Festa….
Oração a Nossa Senhora da Saúde

Virgem puríssima,
que sois a Saúde dos enfermos,
o Refúgio dos pecadores,
a Consoladora dos aflitos
e a Despenseira
de todas as graças,
na minha fraqueza
e no meu desânimo
apelo, hoje,
para os tesouros
da vossa misericórdia e bondade
e atrevo-me a chamar-vos
pelo doce nome de Mãe.
Sim, ó Mãe, atendei-me
em minha enfermidade,
dai-me a saúde do corpo
para que possa cumprir
os meus deveres
com ânimo e alegria,
e com a mesma disposição
sirva o vosso Filho Jesus
e agradeça a vós,
Saúde dos enfermos.
Nossa Senhora da Saúde,
rogai por nós. Amen.


Nossa Senhora do Almortão



Tambem em Idanha a Nova se realizou este fim de semana a grande romaria a nossa Senhora do Almortão
esta romaria embora seja um ponto de referencia para muitos cristãos, deslocando se a este local para pagar promessas e rezar a nossa Senhora, tem sobretudo uma vertente
pagã .
muita gente vem passar a noite na expectativa de se divertir nas mais diversas opções que lhe são oferecidas pelos comes e bebes, pela oferta de todos os artigos de feira, pelos namoricos e ainda pela linda apresentação do fogo de artificio no cabeço sobranceiro á capela e que tem já longa tradição de ser vistoso e bem apresentado

Comentários

Anónimo disse…
Bonita descrição da reliogidade do nosso povo o Luis está de parabens destas festas a unica que eu conheço é a Sra do Almortão.

Voz do Goulinho
ALA Poemas
António Assunção
Anónimo disse…
olà . pra começar um muito obrigado a estas pessoas que veem enriquecer este blog tal como o sr Luis, entremédio de fotos e outros meios ,este nosso portugal e tambem pe-las suas festas regionais anuais e relegiosas como esta da sr de Mercoles de onde pertenço castelo branco, tive um grande prazer em assistir a esta romaria mais uma vez em companhia dos meus de onde viagei de frança onde resido e por acaso este ano foi um pouco especial parece-me a mim um milagre da sra de Mercolesdo começo dos festejos sempre chove com abundancia e como por milagre esta terça feira o dia feriado para os albicastrenses dia da santa logo de manha um dia esplendido cheio de cores e de sol até fazia calor ,foi para estes pelegrinos que acompanha-rao a procissao uma recompensa por terei acredita-do na santa e que ela existe .apos o final da procssao as pessoas forao-se devertindo umas nos carrocéis que ali havia outras umas sardinhas com feijao pequeno é a tradiçao deste festejo e assim o dia foi passando onde nao podemos esquecer estas tendas por ali espalha-das as famosas tendas dos ciganos onde se podia comprar algumas roupas e lembranças . até que chegou a noite que para cloturar houve un fogo d artificio muito giro como sempre. e foi assim que este emigrante passou estes tres dias, ondre regressou a frança para continuar a sua vida e esperando as grandes férias de verao para tornar a voltar a este nosso bonito portugal
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Mensagens populares