O CARNAVAL de 2010





Hoje em dia festeja se o carnaval com pompa e circunstancia quase em todo o mundo, sendo o Brasil o país onde estes festejos se tornam mais evidentes e são sem duvida os mais famosos
Mas reza a história, que o carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVI, com o nome de Entrudo.

Há muitos anos atraz ainda na idade média já se costumava comemorar o Entrudo em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia. Em algumas notava-se a presença de grandes bonecos, chamados genericamente de "entrudos
Era a brincadeira violenta e grosseira que ocorria nas ruas das cidades e aldeias. Os principais actores eram geralmente a juventude especialmente os que estavam em idade d e ir para a tropa, e sua principal característica era o lançamento mútuo de todo tipo de líquidos (até sêmem ou urina)ou pós que estivessem disponíveis.
Na minha aldeia não eram tão severos mas era normal ouvirem se algumas verdades escondidas sobre gentes da aldeia (coisas normalmente que não desejariam que se soubessem, a rapaziada ponha rtudo a nu cantada lá do cabeço da volta.

(foto de agarra te lurdes)
Havia ainda a Matrafona que era normalmente uma boneca de trapos, prostituta ou mulher desleixada, que bem perto de nós na nossa Beira baixa mais precisamente na Aldeia histórica d e Monsanto, são utilizadas para celebrar a fertilidade, e a felicidade conjugal. As marafonas fazem parte da tradição de Monsanto na Festa das Cruzes, celebrada no dia 3 de Maio se for Domingo, caso contrário, no Domingo seguinte.

Durante a festa, as raparigas casadoiras dançam com as matrafonas.

Depois da festa as bonecas são deixadas em cima da cama onde têm o poder de livrar a casa das tempestades de trovoada, e de maus olhados. No dia do casamento guardam-se debaixo da cama (como não têm olhos nem orelhas nem boca, nada vêem, nada ouvem nem nada podem contar) para trazer fertilidade e felicidade ao casal. As marafonas estão associadas ao culto da fertilidade.

Agora as matrafonas de Loulé de Torres Vedras, da Figueira da Foz e de muitos outros locais no nosso País são outras. As bonecas são de carne e osso normalmentre muito descascadas que se fazem ver e apreciar sobre os carros alegóricos dos Corsos de carnaval
O carnaval passou e agora aí temos a Quaresma. Hoje quarta feira de cinzas inicia se o peiodo que para os Cristãos é a necessidade da moderação. A purificação do coração pela penitencia. Particularidades das missas de Quaresma.
Sobre a Quaresma escreverei algo mais numa proxima postagem para relembrar a quaresma na aldeia e muito especialmente na cidade e concelho do Fundão

Comentários

Anónimo disse…
O carnaval é uma festa
Festa dos anjos do ceu
Que regalam nossa vista
Com tudo que poem ao leu

António Assunção
Voz do Goulinho
ALA Poemas
Luantes disse…
Gostei desta amigo Assunção
Aproveito para mandar lhe um abraço e felicitar o seu regresso á blogosfera
Abraço
Um texto muito informativo, Luis.

Tudo bem por aqui, amigo?

Abracos
Joaquim Angelo disse…
Olhe Luís das estações que mais gosto é sobretudo deste espaço de tempo que nos leva do carnhaval até domingo de Pascoa, não sei porquê, mas talvez por ter nascido no meio de uma aldeia com as suas origens de religião, e costumes tradicionais.O Carnaval já lá vai,agora que lindo espaço de tempo!Estamos na primavera não tarda...Um abraço.

Mensagens populares