Festival da Tibórnia no Fundão

Continua o Festival da Tibórnia no Fundão
Pratos especiais regados com azeite da Cova da Beira


Treze restaurantes do concelho do Fundão estão a servir até 15 de Dezembro, pratos especiais regados com azeite da Cova da Beira, no âmbito do 6.º Festival da Tibórnia.

O pão e o azeite são os ingredientes base de uma tibórnia, mas o festival vai acrescentar-lhe muitos mais.

Tibórnia tradicional de enchidos, tibórnia de polvo, lombinho de porco preto em crosta de broa de milho e azeite ou filhó de azeite com frutos silvestre, são algumas das especialidades que vão constar das ementas.

Os restaurantes aderentes deverão utilizar na preparação das tibórnias pelo menos duas qualidades de azeite da Cova da Beira e duas denominações de origem, com o objectivo de promover as marcas locais.
A iniciativa é organizada pela empresa municipal Fundão Turismo e pela Confraria do Azeite da Cova da Beira, em parceria com as unidades de restauração do concelho.

Paralelamente ao Festival da Tibórnia, a Fundão Turismo propõe ainda um passeio, disponível mediante marcação nos hotéis do concelho e na Fundão Turismo. Do programa fazem parte visitas guiadas a Alpedrinha e à Aldeia Histórica de Castelo Novo.

O passeio inclui provas de produtos tradicionais, visita a um lagar tradicional, colheita de azeitona num olival e almoço num dos restaurantes aderentes.

As ementas dos restaurantes aderentes estão disponíveis em www.fundaoturismo.pt.

06-12-2009 Lusa

Comentários

Mensagens populares