O Moinho do Ribeiro do Açor

Photobucket
Este moinho que eu conheci ainda criança, dado que está situado numa zona que o meu pai possuia esteve muitos anos inactivo e quase desmantelado:
Este pontão que vemos na foto não existia, passávamos sobre um pequeno pontão de madeira.
A estrada sempre passou ao lado em direção ao Maxial, mas neste momento a estrada que era estreita e de terra batida é agora uma optima via d e comunicação entre as aldeias anexas
Como podemos ver o moinho está em obras
Photobucket
Nesta outra imagem vemos já o moinho completamente recuperado com acesso seguro
Pelo que sei o moinho continua a moer cereais especialmente o milho que se produz na nossa aldeia e que por sinal é de optima qualidade.
Mas agora pergunto, como vai ser no verão quando não houver gota de agua para o fazer mover?
Sim porque o ribeiro do açor nunca foi fértil em agua no inverno e muito menos no verão
Não seria razoável que se instalasse um motor eletrico para o fazer mover em tempo de seca?
Sim porque com farinha moida no nosso moinho e os fornos existentes em Bogas a cozer o pão, tenho a certeza de que aumentaria bastante a qualidade de vida da nossa gente

Comentários

Anónimo disse…
Luis,
Eu estou totalmente de acordo consigo! E se alguem tiver outra ideia! é so dizer!
Elsa
Anónimo disse…
Luis obrigado pelo comentário deixado no ALA poemas quando vier a Lisboa venha com um pouquinho de tempo para almoçarmos juntos é meu convidado ligue-me um dia antes 965 016 739.

um abraço

ALA poemas

VOZ DO GOULINHO
Carantonha disse…
Tive o prazer de conhecer Bogas de Baixo, Maxial da Ladeira e Ladeira, no ano passado. Fiquei surpreendido pela quantidade existente desses pequenos moinhos. Só na Ladeira contei 4 moinhos, mais uns quantos no caminho do Maxial para a Ladeira e mais alguns em Bogas. Extraordinário.

Só tenho pena de não poderem ser todos recuperados.

Mensagens populares