25 de Abril

Em 1967 embarquei para Moçambique a bordo do paquete Vera Cruz com mais alguns milhares de camaradas de armas para defender a soberania de Portugal

Em 1968 soubemos da doença de Oliveira Salazar e da sua substituição á frente do Governo pelo prof Marcelo Caetano
Sentimos uma réstea de esperança mas manteve se a falta de liberdade, a guerra, não havia a hipótese de haver
qualquer outro partido politico a não ser o deles
Portugal continuava assim isolado do resto do mundo e cada vez mais sentiamos o descontentamento do povo aumentar
Regressei entretanto ao continente em 1970 e embora ja não houvesse Salazar, continuei a viver com medo de me exprimir
livremente de divulgar a minha ideologia e como eu milhões de portugueses
Até que um grupo de Jovens militares, formou em segredo O MFA Movimento das Forças Armadas com a intenção de fazer
um golpe militarpara derrubar o regime de ditadura em que continuavamos mergulhados
No dia 25 de Abril de 1974, varios quarteis dos arredores de Lisboa e Santarem avançaram sobre a capital e sem encontrar resistencia e ocuparam os lugares chave Administração do País

derrubaram o governo, prenderam Marcelo Caetano e Américo Tomaz exilando-os mais tarde no brasil onde Caetano viria a morrer
Para que a revolução de Abril de 1974 tenha tido o exito que todos conhecemos, muito contribuiu o povo anónimo que aderiu imediatamente ao movimento militar.

Encheram as ruas das principais cidades e vilas do País apoiando os militares, oferecendo lhes cravos que eles muito intencionalmente meteram nos canos das espingardas


Passados 35 anos muita coisa ja foi feita, mas será que as esperanças foram cabalmente concretizadas?
pela minha parte embora me sinta livre e cidadão europeu, acho que tudo ficou muito aquém. Mas foi um dia histórico para
Portugal e não queria deixar passar a data sem que o blogue Ecos de Bogas de Baixo uma aldeia de pessoas simples e
democratas, publicasse mais um aniversario deste grandioso acontecimento


A meu ver o 25 de abril era um sonho para muita gente que acabou por não se concretizar
Os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres para alem de terem aumentado são agora ainda mais pobres
Mas em contrapartida a guerra acabou e vivemos livres. Estou a escrever isto que antes seria impensavel sem que fosse direitinho para os calabouços da PIDE.
E vocês que viveram ou não o 25 de Abril , que pensam??????

Comentários

cristina simao disse…
Eu que nao vivi o 25 de abril,so sei o que li e que me contaram mas é verdade que deve ter sido um dia inesquecivel!!foi uma etapa muito importante para os portugueses pois Portugal como diz estava isolado do mundo e o pior era as pessoas nao se poderem exprimir!
Aconselho a todos a verem o filme
"Capitaes de abril" é muito bom,eu adorei...
Sandra disse…
Vim conhecer seu blog.
As fotos sobre sua cidade, são muit lindas.
Estamos sempre aprendendo um com o outro. Tenho certeza que ao visitar com tempo seu blog, estarei aprendendo muito, sobre Lisboa- Portugual.
Valeu sua visita, principalmente por ser meu seguidor.
Um grande abraço.
Sandra

Mensagens populares