Uma amena conversa com o meu amigo Zé

José
boa noite Luis,,tudo ok?
Luis
oi José ta tudo e por aí?
José
tudo numa boa então as novidades quais são?
Luis
Obrigado pelas fotos que me enviaste e tambem por aquelas que fui ver na tua pagina
e copiei algumas
José
ha por la lindas paisagens e vegetaçoes de lindas cores neste tempo
Luis
não tenhas duvidas
reconheci realmente a quinta do Fojo mas numa decadencia total


José
esta tudo abandonado
Luis
quem conheceu aquilo como eu,! bem cultivado pelos meus tios fruta d e toda
a espécie hortas bem amanhadas, aquelas casas ainda direitinhas, aquelas parreiras
d e morangueiro a serpentear pelas salgueiras á beira da ribeira
lindos bocados d e milho etc etc e quem vê aquilo hoje sente saudades
José
realmente

Luis
adorei esta foto da foz da ribeira de Bogas,o Linteiro em frente ao fojo
perto existia um lagar que em tempos passados moeu muita azeitona produzindo magnifico azeite
José
é lindo
Luis
lembras te? se calhar já não
José
sim, a minha irmã andou la a aprender costura com a tua prima a Olivia, e eu as vezes ia la
Luis
a Lourdes eu vi ha relativamente pouco tempo, Mas a minha prima Olivia ja quase nem me lembro dela
casou com o José do Urgeiro
José
ja la vao longos anos que nao vejo tal gente
Luis
acho que a ultima vez que a vi foi no casamento da irmã a Lourdes
esse dia la no Fojo o meu filho caiu e partiu uma perna que ainda foi o teu avô Tomaz a
fazer lhe o primeiro curativo encanando lhe a perna até chegar ao Fundão ao hospital

José
a Lourdes casou com o Antonio do Linteiro
Luis
´ esses eu ja vi ha um ou dois anos, até porque a Lourdes ja mora em Castelo Branco
Luis
ainda sobre estas fotos que eu adorei diz me uma coisa
eu sei que á volta da nossa aldeia existem belos ervideiros que carregam de medronhos


mas onde é que conseguiste estes lindos exemplares?
José
foi na quinta dos meus sogros em oleiros, la é uma maravilha para isso
Luis
ah muito bem, e as laranjas tambem são de la então
parece me haver lindas casas de xisto la pela zona
fica na encosta quando saimos em direção á Madeirã? ou para os lados da antiga fabrica de resina?

José
é antes de chegar ao Casal Novo onde era a antiga fabrica da resina e na estrada da madeirã também
Luis
e esta foto que tiraste a Bogas foi do Vale da Candeia?
está captada de um anglo que faz ver a aldeia na sua plenitude
José
algumas foi do campo de futebol, bom aquilo é mais um bocado de terreno acente, porque esta tudo abandonado


Luis
se seguires pela vertente do cabeço, vais sair á casa da Gloria ou mesmo do teu tio Joaquim e do Pantaleão
José
sim sim conheço isso de cor e salteado
ainda faltam algumas fotos que nao meti ainda por motivo dos problemas que tive com o computador,
mas em calhando ja meto, mas sao de oleiros
Luis
então e de Bogas que me contas??
como ja ias la ha algum tempo que encontraste de novo?
José
nao tenho nada que contar, nao vi ninguem so a minha prima Maria Lucilda que estava no cemitério,
a nao ser que Bogas mudou bastante depois de tres anos que la nao ia, mas as coisas que para
mim tinham grandes recordações ja nao existem praticamente, como por exemplo o poço caldeireiro
e outros lugares da nossa juventude esta tudo deserto e abandonado, hoje a malta além de ser pouca não se interessa
Luis
é normal que haja pouco interesse porque os hábitos antigos vão se perdendo
José
se no nosso tempo tivessemos as condiçoes que la ha hoje eramos uns felizardos
Luis
e quando a malta regressa por alguns dias a Bogas em tempo de férias praticamente só pernoitam lá
porque os dias são passados por outros locais
José
é mesmo, na nossa altura não havia meios de transporte e tinhamos que ficar na terra, coisa que também não era mau
Luis
Bogas até pode ter alguma agitação isso nós não podemos assegurar ou desmentir porque moramos lá
mas tambem ninguem nos faz ver o contrario
quase todas as mensagens e comentarios que tenho recebido são de um sentimento de saudade
de a gora nada sabemos
algumas pessoas que nos poderiam contar, fecham se em copas que é como quem diz nada querem enviar ca para fora
Mas para que se veja que isso não é totalmente verdade aqui vão lindas imagens que tu vais ver ou melhor rever porque estas fotos são tuas
Vamos partilha las com todos os visitantes e leitores do Blogue



José
eu digo muita vez e falo muita vez aos meus filhos assim como a pessoas de fora( e tenho muito orgulho) da vida que tive
em Bogas apesar de ser pobrezinha era sã, e que grandes saudades dessa época onde não havia problémas em afrontar
a evolução do tempo e que toda a gente se ajudava, onde hoje é so cada um par si cheio de égoismo
eu acho que as pessoas que la vivem devem ser felizes a maneira deles porque nunca conheceram outra coisa,
e alem disso la é um sossego, mas não ha nada para passar bons momentos
eu acho que as pessoas que la estão devem ser felizes a maneira deles porque nunca conheceram outra coisa,
e alem disso la é um sossego, mas não ha la nada para passar bons momentos
Luis
e tu chegaste a consultar o tal jornal o Amigo do Povo?
José
sim vi o site, mas ainda não pedi, mas acho que vou faze-lo, ainda a pouco estive a pensar nisso, gostava muito desse jornalsito
Luis
eu ás vezes vou até lá
José
e vinham la sempre umas charadas muito devertidas
Luis
sempre me inspiro um pouco para recordar velhos tempos
José
estas a ver, ha muita malta de bogas com quem passei toda a minha mocidade e que hoje não tenho quase nenhum contacto,
e contigo que praticamente não no conhecemos aqui nos encontramos com uma grande amizade, tenho imenso prazer


Luis
o prazer é reciproco José, é sempre um prazer conversar contigo
um dia destes voltamos a conversar
xauuu um abraço
José
Xau Luis um abraço e até breve

Comentários

Anónimo disse…
Luis esta coverça com o seu amigo josé, refelete a boa amizade que reina entre dois grandes amigos, é gostoso de ler, as fotos são de uma rara beleza, mas, tal como na minha terra, faz-nos saudades ver coisas que nos tempos passados éram autenticos jardins na serra, hoje vimos com muita tristesa tudo abandunado,que Deus permita que nunca mais seja preciso voltar a plantar essas terras?
um abraço do Antonio Assunção (voz do goulinho)

Mensagens populares