NAS ABAS DA GARDUNHA

Três horas de carro chegam para se conhecer o lado Sul desta linda região da cova da beira.
Começando na zona do Fundão, parte-se à descoberta de aldeias como Souto da Casa Castelejo (onde se realizam os grandes festejos em honra de Sta Luzia no dia 15 de Setembro de cada ano) Lavacolhos, Silvares, S Martinho Barroca acabando em Bogas de Baixo. . Seguidamente, avança-se até ao miradouro do Penedo Mosqueiro,

e olha-se com olhos de ver o vale do Zêzere. Depois, volta-se por Janeiro de Cima.Maxial Bogas de Cima e Açor e daqui decemos até a Enxabarda .

Estradas que serpenteiam a serra por entre uma vegetação carregada de verdes e roxos vivos, soutos de castanheiros ou os densos carvalhais.
entrando de repente na zona do pinhal
.
O cenário tipicamente serrano, com ruas empedradas e casas de xisto ou granito. Isto claro, sempre com mapa na mão, não vá alguém perder-se.

Continuando a explorar a Gardunha, avança-se agora mais para sul até S. Vicente da beira, onde sempre se encontraram inúmeros vestígios arqueológicos. Seguidamente, segue-se depois em direcção a Castelo Novo e Alpedrinha, paragens obrigatórias pela sua beleza e património histórico. Seguidamente, avança-se até ao miradouro da Portela, de onde podemos deslumbrar nos com uma paisagem impressionante . Depois, volta-se novamente ao ponto de partida, o Fundão.

Durante toda esta curta aventura, não será muito difícil cruzarmo-nos com alguns dos tradicionais rebanhos de cabras e ovelhas, que ainda abundam na região. Espectáculo bonito, pena é quando decidem atravessar a estrada, mas com paciência também se vai lá.

Nesta região existem algumas queijarias meio industrializadas,mas fabricam aqui um queijo de ovelha feito á cabreira o chamado queijo amarelo apreciado em todo o país e alem fronteiras

No entanto em toda esta região muitos são aqueles que possuem um pequeno rebanho de cabras e qualquer dona de casa sabe fazer os saborosos queijos de cabra e em cada casa ha sempre um queijinho fresco para o pequeno almoço ou para o lanche.e depois há ainda quem faça acompanhar o queijo com uma boa fatia de broa tambem ela confeccionada nos fornos a lenha caseiros,
em BOGAS DE BAIXO

Comentários

Mensagens populares